sexta-feira, 17 de maio de 2013

Formatando Ultrabook Samsung Serie 5 - Parte III

Olá pessoal!

A saga continua! hehehe! Bom, essa é a última parte do tutorial. Confesso que demorei umas 3 horas para fazer todos os passos, pois estava tudo bem espalhado por aí. Decidi juntar tudo em um tópico somente.

Bom, nos tópicos anteriores eu mostrei como realizar o boot por USB e mostrei também como instalar o Windows sem aquela mensagem terrível. Mas como nem tudo são flores, não, os problemas não acabam por aí.

Depois que você instala, tudo muito bom, aí você reinicia e retira o pen-drive. Aí vem a surpresa: o sistema não inicializa. Nessa hora, quase arrancando os cabelos, você já fica mais do que tenso: "puxa vida, mais um?". Não se desespere, você está quase lá.

Sabe porque isso acontece? O Ultrabook vem com uma tecnologia chamada ExpressCacheDiskeeper. E o que isso quer dizer? Bom, o ultrabook vem com dois discos, um SSD com 15 ou 20GB e um HD com 500GB, isso para que o sistema possa usá-lo para carregar o sistema e iniciar mais rapidamente que o HD convencional (cerca de 5 segundos, no máximo). Mas essa tacnologia (vai saber a causa, motivo, razão ou circunstância) causa um erro no momento de instalação do Windows. Dessa forma, a instalação no ocorria sem problema algum, mas, ao reiniciar o ExressCache não deixava que o Windows inicializasse, já que a sua ”partição reservada de 350 megas” estava no SSD e a partição de instalação está no HD.

NO EXEMPLO ABAIXO, EU INSTALEI O WINDOWS 8

Para resolver isso, siga os passos abaixo:

  1. De boot pelo DVD ou USB com instalação do Windows;
  2. Ao invés de instalar o Windows, entre no comando “Reparar” > "Solução de Problemas" > "Opções Avançadas" > "Prompt de comado".
  3. Com o Prompt aberto digite “diskpart” e aguarde alguns segundos.
  4. Execute o comando “list disk”, para mostrar quantos HD’s/SSD você tem (no meu caso, 0 foi o Hard Disk e 1 foi o SSD e o 2 o pen-drive).
  5. Selecione o Disco que vai instalar o Windows (ou seja, o HD) com o comando “sel disk 0” (lembre-se, que no MEU caso 0 é o disco rígido, no seu pode ser outro número, para saber mais facilmente é só ver o tamanho do disco, o SSD sempre é muito menor).
  6. Digite o comando “clean” (lembre-se, TUDO o que você tiver no disco vai ser apagado e sem chance de recuperação, tome cuidado).
  7. Crie uma partição de 350MB (caso seja Windows 8), com o comando create part primary size=350
  8. Formate a partição com  o comando “format fs=ntfs quick”, para que possa receber dados.
  9. Agora, marque a partição com uma letra, no caso “k”, com o seguinte comando: “assign letter=k
  10. Agora, crie  a partição onde vai ser instalado o Windows, no MEU caso, criei uma partição de 250 GB, com o comando:  “create part primary size=250000
  11. Formate a partição “format fs=ntfs quick
  12. Como ultimo passo assine a partição com uma letra  “assign letter=C
  13. Agora, saia do Prompt do Comando e escolha sair e depois “Reiniciar” (com a mídia de instalação no Drive).
  14. Ao reiniciar, entre na instalação normal do Windows e tome cuidado quando for escolher a partição aonde o Windows será instalado, para que escolha a partição correta (ou seja, no meu caso a partição de 250 GB que EU criei).
  15. Depois de toda a etapa, o Windows vai reiniciar sua maquina, reinicie com a mídia de instalação, entre na instalação de novo, depois Reparar” > "Solução de Problemas" > "Opções Avançadas" > "Prompt de comado".
  16. De o comando “diskpart” e depois “list vol”, então, você vai reparar o porque TODO o problema acontece. Perceba  que tem 2 partições com 350 MB (mesmo com você criando apenas uma), sendo que uma esta no HD (que você criou) e outro do SSD (que a instalação padrão do Windows criou).
  17. A partição que o Windows criou virá com a descrição "Reservado p". Essa será a partição que você vai deletar.
  18. Sabendo disso, selecione o disco onde está a partição que o Windows criou (no caso, dentro do SSD) usando o comando sel disk 1 (para ter certeza, use o comando "list disk" para listar os discos). Após isso, use o comando "list part" para listar as partições desse disco, depois use o comando "sel part 1" para selecionar a partição que o Windows criou (ela tem 350MB de tamanho). digite o comando "clean" para deletar/apagar essa partição.
  19. Selecione o disco em que está a partição que você criou com o comando "sel disk 0". Use o comando "list vol" para listar os volumes. Agora, basta selecionar a partição que sobrou de 350 com o comando “sel vol 0” (No meu caso, 0 foi a partição que criei com 350 MB) e depois de o comando “active” para marcar a partição como ativa.
  20. Antes de sair do diskpart, dê novamente o comando "list disk" vara verificar as letras de cada partição.
  21. Digite “exit” (para sair do diskpart), e de o comando “bcdboot F:\windows /s C:”, onde F: é onde o Windows está instalado e C:\ é onde estão os arquivos de inicialização (a partição de 350MB)
Após todos esses passos, você poderá dar continuidade a sua instalação! Foi uma luta árdua!

Espero ter ajudado!

Se está nesse post, clique para ver: Parte I e Parte II, você precisará delas!

Créditos para Programa Ctrl Alt Del

33 comentários:

  1. Velvet, o que fazer quando eu chego no serviço, e o SONIC WALL barra todos os sites que eu tento entrar? Aí só funciona o Spark! Porra Velvet?????!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Aí cara é ter muita paciência! Tem dias que o Sonic Wall tem vida própria e não quer funcionar!

      Excluir
  2. Velvet, meu sonic Wall não está funcionando certinho...
    O que eu tenho que fazer pra desabilitar e ninguém ficar sabendo?

    ResponderExcluir
  3. A net não pega no meu celular? #comofaz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso é um caso bastante complexo! Hahah Mas em breve pode rolar um tutorial por aqui!

      Excluir
  4. Cara, muito obrigado irmão... Você simplesmente salvou minha vida.... Tava quase chutando ele aqui já ... Valeu mesmo... :D

    ResponderExcluir
  5. Cara muito bom esse tutorial
    to formatando aki usando um pen driver bootavel mais ainda não cheguei nessa etapa III não tomará q ocorra tudo bem
    rsrrsrs
    vlw

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu NUNCA conseguiria sem esse help seu, to na metade do tuto aqui, e eu nao conseguiria nada. Parabéns mesmo e obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. oi tudo bem ? cheguei ao seu tutorial via google... super interessante , obrigada por compartilhar sua experiencia, mas fiquei com uma duvida o ssd do ultrabook q eu formatar vai continuar sendo usado para uma iniciação mais rapida ou nao ? pq eu li e reli o tutorial, e me veio esse duvida. obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, obrigado pela confiança.
      Dessa forma que eu descrevi, você passa a partição do Windows para o SSD, para que ele o use. Dessa forma, ela não fica separado, causando o erro depois de formatar.

      Excluir
  8. Boa tarde, parabéns pelo tutorial, tava quase fazendo um ultra book voar aqui, gostaria de deixar o SO instalado no ssd, posso faze isso seguindo esse tutorial só mudando o local de instalação o ssd e na hora do diskpart mudar para o ssd também?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança! Pode sim, funcionará da mesma maneira.

      Excluir
  9. olá tudo bem comigo ele instalou tudo certo mas depois que reinicia nao sobe o sistema ja selecionei o hd como primario e nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sap, obrigado pela confiança!
      Então, esse terceiro passo fala sobre isso. Antes de instalar o Windows - veja a partir do passo 2 da parte III - , você precisa fazer todos os passos de criar as partições, formatar as partições. Depois que criar as partições, você instala o Windows, e depois de formatar - veja o passo 15 da parte III - você deverá excluir a partição correta. Assim, ele conseguirá dar boot pelo HD normalmente.

      Excluir
  10. Funcionou perfeitamente.

    Obrigado amigo

    ResponderExcluir
  11. Cara, valeu demais. Estou quebrando cabeça desde ontem com esse Ultra. Cheguei até a achar que ele não roda o 7. Agradeço de coração mesmo. Valeu.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Carinha,valeu demais.Vc salvou minha pele.Conhecimento só é louvável,quando compartilhado.Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Me ajudou muito....
    Muito obg meu amigo... Me tirou de uma enrascada

    ResponderExcluir
  15. Muito Obrigado! Consegui instalar o Win10pro no ultrabook seguindo o passo a passo. Valeu!

    ResponderExcluir
  16. Show de bola!!! Cara parabéns pelo conteúdo que publica e muito obrigado por compartilhar esse conhecimento. Segui passo-a-passo e deu tudo certo no Windows 10 Pro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que depois de seis anos o tutorial ainda está ajudando! Muito obrigado pelo feedback!

      Excluir
  17. Infelizmente não consegui, quando chega na parte 14 na hora de instalar o windows normal, não consigo instalar o windows na partição de 500gb pq diz que o disco não é em formato GPT aí não tem a opção de avançar pra instalar o windows, como faz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, provavelmente você estava tentando instalar a versão 32bits no seu Windows. Os discos GPT só aceitam o sistema de 64bits. Tente montar uma mídia de 64bits, o que é recomendável, caso haja um possível upgrade de hardware (memória, por exemplo) e tenha que formatar novamente, já que o Windows 32 bits só suporta até 3GB de memória RAM.

      Excluir
  18. Parabéns pelo tutorial, estava quebrando a cabeça por causa desse loop infito.

    ResponderExcluir
  19. Hj em pleno 2022, vários anos após a sua publicação, esse tutorial me salvou, se não fosse vc eu já teria jogado esse Ultrabook no lixo kkkkkk, muito obrigada!

    ResponderExcluir